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Autorização Ambiental


O que é?

A Autorização Ambiental é solicitada quando a atividade realizada pelo empreedimento é passível de licenciamento ambiental, conforme listagem de atividades definidas na Resolução CONSEMA 099/2017. A Autorização Ambiental é um documento de licenciamento ambiental simplificado, que aprova a localização e concepção do empreendimento ou atividade, bem como sua implantação e operação, de acordo com os controles ambientais aplicáveis a serem definidos pelo órgão ambiental licenciador. A definição pela escolha da obtenção da Autorização Ambiental se dará em conformidade com o código específico da atividade descrita na Resolução CONSEMA 099/2017, sendo necessário apresentação de documentos pertinentes e responsável técnico habilitado pelos controles ambientais do empreendimento. A validade do documento é 04 (quatro) anos.

Onde fazer?

Pela Internet

Tempo de espera para o atendimento:
Imediato

Tempo para conclusão do atendimento:
60 Dias
O prazo considera a previsão legal para primeira avaliação, que caso estiver com documentos faltantes ou incorretos serão solicitados esclarecimentos ou correções

Por Telefone

Tempo de espera para o atendimento:
Imediato

Tempo para conclusão do atendimento:
Imediato
Será repassado todas as informações pertinentes para a realização do protocolo do pedido de Autorização, não será protocolado via telefone

Diretoria Municipal de Meio Ambiente

(48) 3445-8811
Este contato também é utilizado para recebimento de mensagens de WhatsApp

Presencialmente

Tempo de espera para o atendimento:
5 Minutos
Considerando se houver outros contribuintes à espera de atendimento

Tempo para conclusão do atendimento:
5 Minutos
Será repassado todas as informações pertinentes para a realização do protocolo do pedido de Autorização, não será protocolado presencialmente

Diretoria Municipal de Meio Ambiente

Rua Domênico Sônego, 542, - Santa Bárbara
Paço Municipal Marcos Rovaris, Primeiro Piso

Documentação exigida

Veja abaixo os documentos necessários

Documento Apresentação Via(s)
Requerimento Original 1
Procuração Original 1
Declaração de Conformidade Ambiental Original 1
Consulta Prévia de Localização Original 1
Documentação pertinente ao pedido de obtenção, em conformidade com a Instrução Normativa da atividade que se pretende realizar Original 1

Órgão/entidade responsável

Diretoria Municipal de Meio Ambiente

Taxas

Taxa de Licenciamento Ambiental
R$128,95
Microempreendedores Individuais (MEI) possuem isenção da taxa

Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental
R$117,23
Empreendimentos classificados como ME e EPP que estão no primeiro ano de funcionamento são isentos, após um ano há desconto de 50% do valor. Microempreendedores Individuais (MEI) possuem isenção da taxa

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Como fazer?

Confira abaixo os passos desse serviço

1


Acessar o link do sistema SinFat Municípios

2


Efetuar o cadastro do empreendedor no sistema online SinFat Municípios

3


Dentro do sistema SinFat Municípios, cadastrar novo empreendimento

4


Dentro do empreendimento cadastrado, abrir novo requerimento

5


Definir qual a atividade licenciável do empreendimento

6


Definição do porte conforme Resolução CONSEMA 099/2017

7


Selecionar a opção de que a atividade não está ocorrendo, caso contrário, selecionar outra opção

8


Selecionar a opção de Autorização Ambiental

9


Criar requerimento

10


Em requerimentos cadastrados, clicar em "Detalhes" e enviar documentos

11


Anexar toda a documentação solicitada em conformidade com a Instrução Normativa da atividade e para finalizar clicar em encaminhar documentação

12


O órgão ambiental verificará a documentação entregue, havendo necessidade será solicitado correções

13


A documentação estando correta, as taxas ambientais serão encaminhadas

14


Efetuar o pagamento das taxas ambientais, anexar comprovante no sistema e enviar ao órgão ambiental

15


O processo será protocolado e encaminhado para formação de equipe técnica

16


Definida a equipe, o processo será encaminhado para avaliação técnica

17


Caso haja inconsistências na documentação, será expedido ofício complementar

18


Será efetuado vistoria técnica no local, com elaboração de Relatório de Vistoria

19


Com as Informações e documentações alinhadas, será expedido o Parecer Técnico

20


O processo será encaminhado para apreciação da Diretora Municipal de Meio Ambiente

21


Será expedido a Autorização Ambiental ou Ofício de Indeferimento do pedido

22


Caso haja condicionantes, o empreendimento deverá apresentar ao órgão ambiental na periodicidade definida no documento ambiental

Outras exigências


Obrigações Legais

O empreendimento deverá atender ao disposto na legislação ambiental e florestal vigente

Legislação relacionada


Estadual: Resolução CONSEMA 099/2017 - Aprova Listagem de Atividades Passíveis de Licenciamento Ambiental de Impacto Local

Estadual: Instruções Normativas de Santa Catarina

Outras informações

Orientações referentes aos documentos

Todos os documentos devem estar no formato PDF e sua identificação deve conter uma breve descrição de seu conteúdo e nome do empreendimento (ex: requerimento_prefeitura)

Anexos

Requerimento 24/06/2022 doc (322Kb)
Procuração 24/06/2022 doc (320Kb)
Declaração de Conformidade Ambiental 24/06/2022 doc (319Kb)
Manual Consulta Prévia Municipal 24/06/2022 pdf (926Kb)

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